Skip Navigation Links.
QUERO SER ASSOCIADO
PLANOS DE SAÚDE
Skip Navigation Links.  
ÁREA DO PRESTADOR
Skip Navigation Links.  
LINKS DE INTERESSE
Skip Navigation Links.
facebook Abet

Estomatologia, o que é isso?

 

Estomatologia (do grego estudo da boca) é uma das especialidades odontológicas registrada no CFO (Conselho Federal de Odontologia) que diagnostica e conduz terapêuticas para doenças da cavidade bucal de origem local e sistêmica.

Nas Faculdades de Odontologia esta especialidade é ministrada comumente na Disciplina de Semiologia (que na área de saúde dedica-se ao estudo da interpretação de sinais e sintomas apresentados por um paciente), desta forma é comum a comunidade odontológica utilizar o termo especialista em Semiologia para designar o Estomatologista.

Além de diagnosticar lesões da cavidade bucal como úlceras (feridas às vezes de origens traumáticas ou neoplasicas), nódulos e crescimentos teciduais (reacionais, neoplasias benignas ou malignas), a Estomatologia é uma fiel companheira das demais especialidades odontológicas e médicas quando uma doença sistêmica inicia sua agressão pelos tecidos da cavidade bucal, como algumas doenças autoimunes, cânceres, descamações gengivais e alterações ósseas dos maxilares.

Tanto para os cirurgiões-dentistas, médicos e pacientes a Estomatologia lança mão de exames complementares como biópsias, citologia esfoliativa e imaginologia para alcançar o correto diagnóstico e conduta da doença. Consideramos, sempre, que quanto mais cedo se faz o diagnóstico de uma doença melhor seu prognóstico, propiciando aos pacientes maiores chances de cura e menor desconforto.

Fonte: Dra. Luciana Aguilar - Especialista em Estomatologia.