Skip Navigation Links.
QUERO SER ASSOCIADO
PLANOS DE SAÚDE
Skip Navigation Links.  
ÁREA DO PRESTADOR
Skip Navigation Links.  
LINKS DE INTERESSE
Skip Navigation Links.
facebook Abet

Problemas Periodontais

 

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção (gengiva) e afeta o osso de suporte que mantêm os dentes alinhados na boca, dando harmonia ao seu sorriso. A principal causa da doença periodontal e da cárie dental é a placa bacteriana. A placa é uma película pegajosa e incolor que constantemente se forma sobre seus dentes e gengiva.

Pela cuidadosa remoção diária da placa através da escovação e da utilização do fio dental, você pode prevenir a doença. Caso haja descuido na higienização bucal, a gengivite se instalará. A gengivite faz com que as gengivas fiquem avermelhadas e inchadas, com sensibilidade. Ocorre sangramento na escovação, uso do fio dental e até mesmo na mastigação.

A simples remoção da placa bacteriana e do tártaro pelo dentista já melhora as condições da doença. A periodontite é conseqüência de uma gengivite não tratada; ocorre quando os tecidos ao redor do dente já estão comprometidos, incluindo destruição óssea e das fibras do ligamento periodontal, formando bolsas purulentas ao redor do dente. Essa perda se deve a bactérias oriundas da placa bacteriana, que podem levar à perda do dente.

A Periodontia é a especialidade da odontologia que trata da gengiva, dos ligamentos periodontais e do osso alveolar.

O objetivo do tratamento é o controle da periodontite, para que, como dito anteriormente, não culmine na perda dos dentes do paciente. Primeiro o periodontista irá controlar a infecção instalada através da remoção da placa bacteriana. Esta poderá ser feita através de raspagem, com a finalidade de remoção do tártaro (placa), tecido de granulação e toxinas que agridem a gengiva. A raiz do dente será alisada para eliminar pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente. Na maioria dos tratamentos de periodontite, um líquido, para higiene bucal, contendo clorexidina, para bochechos após a higienização, é indicado pelo profissional.

Em alguns casos o dentista pode também prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os agentes causadores da periodontite. O gluconato de clorexidina (citado também como Digluconato de clorexidina, comercialmente chamado apenas de clorexidina) é um antisséptico químico, com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas.

Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana. É encontrado no mercado sob diferentes nomes / marcas comerciais (ex: Periogard / Colgate). Em casos mais avançados, a cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlem a infecção e houver perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente. “È realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar”. A doença periodontal é a principal causa de perda dentária em indivíduos adultos, afetando três de cada quatro pessoas em algum momento de suas vidas.

A melhor forma de prevenir a doença periodontal e a cárie dental - e manter seus dentes e hálito puro ao longo da vida – é através da escovação, uso do fio dental, raspador lingual, soluções para bochechos de uso diário com flúor e de visitas regulares no dentista.