Skip Navigation Links.
QUERO SER ASSOCIADO
PLANOS DE SAÚDE
Skip Navigation Links.  
ÁREA DO PRESTADOR
Skip Navigation Links.  
LINKS DE INTERESSE
Skip Navigation Links.
facebook Abet

Clareamento Dentário

 

Muitas pessoas perguntam o que é que causa as manchas e a descoloração dos dentes. Existem vários fatores que tem influência na cor dos dentes, desde a genética de cada um, idade, higiene oral, tratamentos dentais anteriores, dieta, hábitos, etc.

O clareamento dentário é um procedimento que restaura a cor de dentes que sofreram escurecimento devido, por exemplo, ao uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose, consumo de café, vinho tinto, alguns refrigerantes, entre outros.

O profissional deve explicar ao paciente, logo na primeira consulta, que clareamento dentário não significa “deixar os dentes brancos”, isto é, a técnica apresentará um resultado, mas dentro de uma escala referencia de cores. Esta escala de cores é apresentada ao paciente, antes da aplicação da técnica, mostrando em qual tonalidade seu dente se enquadra e em qual poderá chegar.

A técnica do clareamento consiste basicamente em aplicar um gel liberador de oxigênio sobre os dentes, o qual ao penetrar na estrutura dentária, liberará oxigênio, causando um borbulhamento, com consequente expulsão das moléculas de pigmentos presentes nos dentes. O clareamento dentário pode ser feito no consultório do dentista ou em casa com moldeiras de silicone. Porém, mesmo sendo feito em casa, o clareamento dentário deve ter a orientação e monitoramento de um profissional.

O clareamento dental caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um branqueamento dentário, pois oferece várias vantagens, desde o preço, que é mais barato que os clareamentos dentais profissionais (laser), até a conveniência de fazer o branqueamento no conforto da sua casa. Toda a técnica é feita sob a supervisão do seu dentista, com moldeiras confeccionadas em laboratório. Todas as orientações, como a aquisição do gel, e tempo de utilização das moldeiras, serão dadas pelo profissional.

Consultas serão agendadas, pelo seu dentista, para acompanhamento dos resultados, até o final da técnica. Outra técnica é o branqueamento profissional, muitas vezes chamado de clareamento dental a laser. Esta é toda realizada em consultório em 2 ou 3 sessões. O dentista secará seus dentes e aplicará o gel de clareamento dental na superfície destes, depois de proteger a gengiva e os lábios do paciente com um isolamento apropriado. Na maioria dos sistemas de clareamento dental de consultório o gel tem de ser “ativado” através de uma fonte de luz, que na maioria das vezes são os lasers. Teoricamente esta “ativação” diminui o tempo de tratamento ou torna o gel de branqueamento mais efetivo. Este tipo de branqueamento dentário é completado normalmente entre 60 e 90 minutos de consulta, dependendo das características do produto que é utilizado.

Existe a possibilidade de sentir sensibilidade dentária durante o processo. No final do tratamento o dentista pode recomendar o paciente a fazer um “banho” de flúor para ajudar a minimizar a sensibilidade dentária (aquela que aparece quando ingere bebidas quentes ou frias) que o paciente pode relatar. O flúor depositado na superfície do dente pode promover a remineralização dessas regiões desmineralizadas.