Skip Navigation Links.
QUERO SER ASSOCIADO
PLANOS DE SAÚDE
Skip Navigation Links.  
ÁREA DO PRESTADOR
Skip Navigation Links.  
LINKS DE INTERESSE
Skip Navigation Links.
facebook Abet

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, com o intuito de incentivar, no mês de outubro, os exames de prevenção ao câncer de mama e ou mamografia.

Tudo começou na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 

O nome Outubro Rosa foi criado em 1997, com o aumento significativo das iniciativas de prevenção. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades eram enfeitadas com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, entre outras, posteriormente vieram as ações de iluminar os prédios públicos, monumentos e pontos turísticos. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

Novembro Azul

O Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou o movimento Novembro Azul e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, promove uma campanha nacional a favor da saúde masculina. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, foi lançada a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção no Brasil. 

objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. As ações contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal. A campanha tem sido voltada em especial à orientação de cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

O Brasil também está engajado nestas ações e já iluminou pontos importantes, como: Obelisco do Ibirapuera em SP, Estádio do Pacaembu em SP, o Cristo Redentor no RJ, Praça dos 3 Poderes em Brasília, entre outros.​